Campanha “Seja amigo da sua voz!”

16 de abril: Dia Mundial da Voz

Campanha “Seja amigo da sua voz!”

Anualmente, em 16 de abril, comemoramos o “Dia Mundial da Voz”, celebração que a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa) tem o orgulho de ter sido iniciada no Brasil, em 1999, e que a partir de 2003 passou a ter expressão internacional, com diversos eventos organizados também nos Estados Unidos, Europa e Ásia.

O objetivo da SBFa neste dia e na semana que o circunda é promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a promoção da saúde, bem como informar sobre sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos.

A celebração do “Dia Mundial da Voz” é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

Assim sendo, a Fonoaudióloga Nádia Cristina da Motta, junto com a Secretaria de Educação e Prefeitura Municipal prepararam para este ano algo diferente, visando conscientizar os profissionais da voz, ou seja, aqueles que utilizam a voz como instrumento de trabalho.

No dia 23 de abril, Professores da Rede Municipal de Ensino, Assessores Jurídicos Municipais, Prefeito Nuno e Vice Caquito (representando os políticos), recepcionistas de alguns Órgãos Municipais e radialistas, foram alertados sobre os riscos do mau uso e abuso vocal e receberam um kit contendo uma garrafa personalizada de água, uma maçã e um folder explicativo com dicas para você ser amigo da sua voz, cujo conteúdo encontra-se disponível, após o texto a seguir.

HISTÓRICO DA CAMPANHA

A primeira grande Campanha da Voz no Brasil se deu em virtude das comemorações da Semana Nacional da Voz, comemorada entre 12 e 16 de Abril de 1999. O evento foi resultado de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz e a Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia, além do apoio institucional de diversas sociedades, associações, conselhos e entidades como, Sociedade Brasileira de Endoscopia, Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Associação Brasileira de Canto e o Conselho Regional de Fonoaudiologia – 4ª região. Nos anos subsequentes comemorou-se em um ano a Semana da Voz e no seguinte o Dia da Voz, sendo que a cada ano as comemorações giraram em torno de um tema central.

O tema da Campanha da Voz de 1999, “Não arrisque sua voz – cuide da sua saúde”, centrou-se na prevenção de doenças relacionadas à voz, principalmente o câncer de laringe. Em 2000 o tema “Afine a sua saúde – cuide da sua voz” abordou a voz numa perspectiva voltada à saúde. “Voz é vida, cuide da sua voz” foi o tema de 2001 e indicava uma perspectiva mais ampla que relaciona voz à vida como um todo.

Em 2002, 2003 e 2004 foi a vez do enfoque nos profissionais da voz, com os temas “A voz como instrumento de trabalho” e “Voz educada, saúde cuidada”.

No ano de 2005 foi criado o slogan “SEJA AMIGO DA SUA VOZ!” e a partir de então o objetivo da campanha é conclamar a população, profissionais da voz ou não, para ações que visem à conscientização da sociedade quanto à importância da saúde da voz em suas várias dimensões.

O FOLDER

Dicas para você ser amigo da sua voz:

*Fale sem esforço e articule bem as palavras;

*Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar;

*Beba 2 litros de água diariamente;

*Durma bem;

*Use vestuário confortável;

*Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual;

*Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente;

*Tenha uma alimentação saudável rica em frutas (é aconselhável o uso da maçã, pois funciona como adstringente, limpando o trato vocal, além de relaxar a musculatura durante a mastigação) e proteínas;

*Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos

*Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas;

*Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente;

*Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas;

*Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão,

*No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.

Fonte: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa). Disponível em: < http://www.sbfa.org.br/campanhadavoz/ >. Acesso em 14 de abril de 2014.

Nádia Cristina da Motta

Fonoaudióloga