PROJETO VIDA BOA

 

 

 

Nesta terça-feira (03), nas dependências da EEB. Dilma Grimes Evaristo, aconteceu a Palestra de encerramento do “Projeto Vida Boa!”, com entrega de certificados de participação.
O referido Projeto foi coordenado pelo psicólogo Elias Vidal Ferreira, é fruto de uma parceria entre as Secretarias de Saúde e de Educação do nosso município.
“Vida Boa!” consiste no desenvolvimento de atividades na comunidade escolar de Santa Cecília-SC, de prevenção ao uso indevido de drogas psicoativas e promoção de saúde, objetivando promover a reflexão dos jovens acerca de valores direcionados à qualidade de vida e ao crescimento pessoal.
O Psicólogo Elias afirma que: “Julho/setembro a convivência com os alunos criou um vínculo de confiança e afeto o que possibilita a construção da crença de que eles são capazes de transformar seus sonhos em realidade, através de ações práticas na direção do seu objetivo. Essa consciência é comprovada com a leitura do feedback que os alunos realizam no final dos encontros”.
Durante os meses anteriores foram realizados encontros com professores e alunos do 7º e 9º ano matutino, sendo trabalhados conteúdos como: Reflexões sobre moral e ética; informações sobre drogas; relacionamento entre pais e adolescentes; comportamentos saudáveis; diferenças entre o ter e o ser; valorização do conhecimento; saúde financeira; construções de valores; a importância de manter a autoestima; e escolhas para uma vida boa.
Além disso, os pais destes alunos também participaram de uma palestra com o tema “Os pais podem fazer a diferença na vida dos filhos”, refletindo sobre adolescência e suas mudanças; atitudes que melhoram o diálogo com os filhos; e comportamentos e suas consequências. Diante da fragilidade dos pais frente às drogas, o programa pretendeu orientar pais de adolescentes e oferecer informações para ajudá-los a colocar suas energias, desperdiçadas muitas vezes pela ansiedade, em ações que contribuam para a diminuição dos fatores de riscos que colocam os adolescentes em situações de vulnerabilidade diante do problema com bebidas alcoólicas, cigarro e outras drogas. 
Durante todo o programa foi transmitido informações sobre o uso indevido de substâncias psicoativas, assim como também suas consequências. A intenção foi desenvolver nos alunos habilidades social que os permitissem identificar problemas, levantar hipóteses, reunir dados, resolver conflitos, refletir sobre situações, descobrir e desenvolver soluções comprometidas com a promoção e a proteção da saúde pessoal e coletiva e, principalmente, aplicar os conhecimentos adquiridos.

A solenidade contou com a presença de secretários, pais, professores e outros convidados. 
No final da palestra os alunos e a escola realizaram a entrega de um mimo ao psicólogo, Elias Ferreira e a fisioterapeuta Eliane.