OUTUBRO ROSA

No mês que marca a luta contra o câncer de mama, a Prefeitura de Santa Cecília, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realiza uma série de atividades do movimento popular mundialmente conhecido como Outubro Rosa.
No sábado, dia 21 acontece o Dia “D” da campanha, quando serão realizados exames preventivos de câncer de Colo Uterino, Exame Clínico das Mamas e encaminhamento para Mamografia de mulheres acima de 50 anos e Ultrassom.
No sábado DIA D será realizado o atendimento ao público das 8 horas às 12 horas e das 13 horas ás 17 horas tanto na Secretaria de Saúde quanto nas ESFs – Equipe de Estratégia da Saúde da Família (Nossa Senhora Aparecida), (Marciliano Fernandes), (Guilherme Rauen) e na Localidade do Campo do Areão no Postinho de Saúde.
Lembrando que todo o mês de OUTUBRO a Secretaria de Saúde e as ESFs estarão realizando todos os procedimentos referentes ao OUTUBRO ROSA.
Dia 26 de outubro numa quinta-feira haverá Palestra com o Dr. Fernando Le Santé (Mastologista) ás 19h30min nas dependências do Centro Educacional Rogério Laurindo do Valle.

De acordo com a Prefeita Alessandra Garcia que esteve à frente da Rede Feminina de Combate ao Câncer como presidente fala a respeito da importância de se prevenir contra essas doenças, tão nocivas à saúde das mulheres, lembrando que quando se trata de câncer de mama e colo do útero, a prevenção é o melhor remédio.
Quem deve fazer e quando fazer o exame preventivo?
Segundo orientação do Instituto Nacional do Câncer (INCA) toda mulher que tem ou já teve vida sexual e que estão entre 25 e 64 anos de idade. Devido à longa evolução da doença, o exame pode ser realizado a cada três anos. Para maior segurança do diagnóstico, os dois primeiros exames devem ser anuais. Se os resultados estiverem normais, sua repetição só será necessária após três anos.
O que fazer após o exame?
A mulher deve retornar ao local onde foi realizado o exame (ambulatório, posto ou centro de saúde) na data marcada para saber o resultado e receber instruções. Tão importante quanto realizar o exame é buscar o resultado e apresentá-lo ao médico ou para a enfermeira.

Mamografia
A mamografia de rotina é recomendada para as mulheres de 50 a 69 anos a cada dois anos. O exame clínico das mamas (autoexame) deve ser realizado mensalmente com o objetivo de buscar alterações na mama as enfermeiras nas unidades de saúde estão capacitadas a realizar o exame clínico das mamas e ensinar toda mulher o autoexame.