Produtores constroem estufas para Hortifrutigranjeiros com apoio da Prefeitura

Mais uma iniciativa de desenvolvimento rural está beneficiando produtores de Santa Cecília. A Prefeitura está cedendo parte do material para a construção de estufas para a produção de diversas variedades de hortifrutigranjeiros.
As estufas com dimensões de 16×4 m estão sendo construídas em parceria com os pequenos produtores rurais do Assentamento Vida Nova.  A parte da cobertura e fechamento de toda a extensão da estufa é doada pela Prefeitura o restante do material, como a madeira e a construção ficam a cargo dos proprietários.

Além do incentivo da Prefeitura, os produtores contam com o acompanhamento técnico da ATER, Célio, que aponta as vantagens para investir neste tipo de produção coberta de hortifrutigranjeiros: “a produção fora de época permite melhor preço de comercialização, assim como a proteção da chuva gera menor utilização de agrotóxicos e de mão de obra, representando maior produtividade, qualidade e rentabilidade”, afirma.
“É viável o incentivo aos pequenos produtores para o incremento de renda e geração de empregos neste formato, com resultados visíveis, Santa Cecília tem potencial para produzir a maior parte do alimento que consome. Quanto mais auto sustentáveis formos, melhor para a economia”, afirma o prefeito Domingos Scariot Junior (NUNO).
A principal vantagem aos produtores é a possibilidade de cultivo de legumes e verduras protegidas de intempéries. Além disso, o plantio em estufas acelera o ciclo dos vegetais, possibilitando que os produtores possam colher mais em menos tempo.
A primeira estufa a ficar pronta foi construída na propriedade do produtor Alcides Lobor na localidade do Assentamento Vida Nova, e em breve já estará produzindo gêneros hortifruti como rúcula, alface, pepino beterraba, salsa, rabanete, feijão de vagem e cenoura. A produção, será direcionada à comercialização nas feiras dos pequenos agricultores que é realizada no município, tem apoio técnico da ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural.

Outras estruturas serão construídas para mais dois moradores do Assentamento Vida Nova devendo ficar prontas em até 15 dias.

Assessoria de Imprensa e Comunicação Tedi Junior em: