CULTURA: 1º dia das comemorações do Dia Internacional da mulher Ceciliense é sucesso

Seguindo o cronograma das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, na manhã da quinta feira (06) às 07:00 horas, um considerável número de mulheres Cecilienses compareceu em frente ao quiosque da Praça Frederico Arbegaus, preparadas para participar do evento preparado pelo Dptº de Cultura, com total colaboração da primeira dama Sandra Mara Popinhak Scariot que junto com toda a equipe participou integralmente da organização, e contou também com o apoio da Prefeitura Municipal.

Estavam na praça mulheres de todas as idades e das mais variadas profissões, somando uma quantidade significativa de participantes. Todas receberam balões e fitas rosa para colocar no pulso simbolizando a data.

A abertura do evento aconteceu com uma homenagem prestada à “Dona Elza”, mulher escolhida para isso em virtude dos diversos serviços prestados à comunidade Ceciliense especialmente como parteira, função que contribuiu para trazer ao mundo muitos Cecilienses.

A professora Izabel Dal Ri, do Dptº de Cultura leu uma bela mensagem e em seguida o Mauro de Souza, neto da homenageada, apresentou para o público que ali se encontrava, a biografia da avó, que depois foi distribuída em forma de cartão para quem foi prestigiar o evento.

Após a homenagem que emocionou os familiares presentes, as professoras Adriana Menegussi e Karla de Souza da By Adri Academia, e a Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Andréa Drissen, convocaram a mulherada para fazer alguns alongamentos, e em seguida partir para a caminhada.

Muito animadas, com os balões e fitas rosa, a ala feminina do município que lá se encontrava iniciou uma caminhada na Av. XV de Novembro. Na frente carregando o banner com foto da homenageada, duas das muitas pessoas que vieram ao mundo pelas mãos da “dona Elza”, a professora Jaqueline Thomaz de Souza e a comerciária Marcianita Barbosa.

Durante o percurso a professora Adriana, a Presidente da FMESC e a primeira dama Sandra Mara Popinhak Scariot conduziam a caminhada, e com o microfone na mão, saudavam as mulheres em todos os locais por onde passavam.

Ao chegar à Avenida Nereu Ramos houve um ponto de parada na Praça Francisco Lucas, onde ainda sob a orientação das professoras Adriana e Karla novos alongamentos foram feitos, e em meio a tanta animação, seguindo as professoras, as mulheres dançaram Tche tche re rê, tomadas pela alegria todas brincaram e se divertiram muito.

Em seguida a caminhada foi reiniciada e terminou no ponto de partida em frente ao quiosque na Praça Frederico Arbegaus onde foi servido um delicioso café da manhã.

Após o café o ponto de encontro foi o Ginásio de Esportes Aristeu Fernandes onde vários profissionais da beleza e estética encontravam-se presentes para tornar ainda melhor este dia, muito bem aproveitado pelas mulheres que arrumaram cabelos, unhas, sobrancelhas, fizeram limpeza de pele, massagem, etc.

Vale ressaltar que os profissionais que lá estiveram prestaram um serviço voluntário, sem obter lucro algum, e além deles, algumas pessoas que trabalham em outras áreas também contribuíram.

Como a demanda foi grande, já que o número de mulheres que compareceu foi bem expressivo, tornou-se necessário que as organizadoras do evento também colocassem a mão na massa, a exemplo da primeira dama que fez diversas limpezas de pele, lavou cabelos, etc., e a equipe do Dptº de Cultura que mexeu com cabelos, unhas, etc. Já passava das 18:00 horas quando a última pessoa foi atendida

De acordo com as organizadoras foi bastante gratificante ver a felicidade estampada no rosto das mulheres, que após estes cuidados sentiram-se valorizadas e agradecidas, lembrando que nunca tinham experimentado nada igual antes.

Tanto para as mulheres que trabalharam para tornar este evento possível, quanto para as que souberam aproveitar a oportunidade e usufruíram de tudo o que foi oferecido, este 06 de março com certeza será inesquecível.