Plano de Saneamento Básico de Santa Cecília

Esteve reunida na prefeitura de Santa Cecília, uma equipe de profissionais da UNESC, que serão os responsáveis pela elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de Santa Cecília.

Os estudos serão elaborados pelo IPAT (Instituto de Pesquisa Ambientais e Tecnológicas) e pelo IPARQUE (Parque Científico e Tecnológico da UNESC), com o apoio da Prefeitura.

Participaram da reunião os profissionais da UNESC, Tiago Rosso Urbano Engenheiro Civil; os Engenheiros Agrimensores João Paulo Casagrande da Rosa, Tales Garcia Antunes e Weslen de Carvalho Leandro; o Secretário de Gabinete, Antonio Luiz Cazzamalli; o Secretário de Educação, José Nilson Moraes; o Secretário de Saúde, Edson Luiz Medeiros; o Engenheiro Civil do município Mauricio Ely Puttkammer; o Engenheiro Ambiental Junior Cesar Tenute; a Assessoria Jurídica Dra. Doriane Gomes e Dra. Stéli Ceolla Ribeiro, o Coordenador da COMPDEC, Francisco Inácio Luvisa, a Gestora Municipal de Convênios, Daiane Souza Gomes, a Gerência da Vigilância Sanitária Fernando Hudyma  e o Sr. Jorge Schumacher da Epagri.

Para o prefeito Domingos Scariot Junior (Nuno), este projeto é extremamente importante para o município, “Temos tido uma carência muito grande, nesses anos todos, porque o município não tem um plano de saneamento. A cidade já tem seus problemas do dia a dia, com lixo, abastecimento de água, esgoto, que não temos condições de resolver por limitações de recursos. A Organização Mundial de Saúde é taxativa. Cada valor que se investe nos quatro eixos do saneamento – abastecimento de água, tratamento de esgoto, coleta e destinação final de resíduos sólidos e drenagem, reduz em cinco ou seis vezes o valor dos gastos com saúde. É o dinheiro do SUS, do município, do Estado que está sendo economizado”, argumentou Nuno.

Assessoria de Imprensa e Comunicação (ASCOM) em: