Campanha anual “Outubro Rosa”

A Secretaria Municipal de Saúde de Santa Cecília já está preparando a Campanha anual do “Outubro Rosa”.

Uma das novidades para este ano será a palestra com o médico mastologista Fernando Le Santé que será realizada no dia 02 de outubro, às 19h no Salão Paroquial, onde todas as mulheres estão convidadas a participar.

Além disso, a Secretaria de Saúde também convida a ala feminina do município a fazer o exame preventivo de câncer de colo de útero e exame clínico das mamas no sábado de 18 de outubro, nos postos dos Bairros NS Aparecida, Marciliano Fernandes e Secretaria de Saúde que neste dia estarão atendendo das 8h às 12h e das 13 às 17h.

No ano de 2013 foram realizadas 1.135 coletas de exame preventivo de câncer de colo de útero na Secretaria de Saúde e nos Postos dos Bairros, dentre estes 418 aconteceram durante a campanha no mês de outubro. Para este ano a Secretaria de Saúde espera que o esse número aumente.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. Se diagnosticado e tratado em estágio precoce a chance de cura é relativamente boa.

Mulheres de 50 a 69 anos devem realizar a mamografia cada dois anos. Para as mulheres de 40 a 49 anos, a recomendação é o exame clínico anual com profissional de saúde capacitado e a mamografia em caso de resultado alterado no exame clínico, pois há menor sensibilidade da mamografia em mulheres na pré menopausa devido à maior densidade mamária.
Além desses grupos, há recomendação para o rastreamento de mulheres com risco elevado deste tipo de enfermidade, que são aquelas com história familiar de câncer de mama em parente de primeiro grau antes dos 50 anos ou de câncer bilateral, ou de ovário em qualquer idade, nestes casos a rotina deve se iniciar aos 35 anos, com exame clínico das mamas e mamografia anuais.
Já o câncer de colo de útero é o terceiro tumor mais frequente na população feminina,  quando diagnosticado na fase inicial tem 100% de chances de cura.

Toda mulher que tem ou já teve vida sexual, e principalmente as que estão entre 25 e 64 anos de idade devem fazer o exame preventivo de câncer de colo uterino anualmente. 
Tão importante quanto realizar os exames é buscar os resultados e apresentá-los ao médico.

Veja mais na página da Assessoria de Imprensa em

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.587157614739687.1073742318.308913785897406&type=1