Festival Dança Catarina em Santa Cecília

Na segunda feira (08) o município de Santa Cecília sediou a 15ª Edição do Festival de Dança Catarina etapa micro regional. O evento aconteceu no Ginásio de Esportes Aristeu Fernandes com 19 danças competitivas das escolas estaduais e municipais de abrangência das SDRs de Curitibanos e Lages em várias categorias com temas distintos, além de 03 casais na dança de salão e 04 apresentações na mostra não competitiva.

Foram convidados para compor a mesa de honra o Prefeito Domingos Scariot Junior, o vice perfeito Leonildo Rauen, a Presidente da Fundação Municipal de Esportes Andrea Drissen, o Coordenador Estadual do Festival Escolar de Dança Catarina João Biasotto, representante da Secretaria Municipal de Educação, vereadores e Diretores das Escolas participantes.

O NM José de Anchieta de Ponte Alta obteve a 1ª colocação na Categoria Livre Mirim com a obra “Os caça Fantasmas” e na Categoria Folclore Infantil com a obra “Maculele é Valente e Guerreiro” e a EEB Frei Rogério, também de Ponte Alta levou o troféu na Categoria Livre Infantil com a obra “A Extinção”.

A EEB Irmã Irene de Santa Cecília ficou com o 1º lugar na Categoria Livre Juvenil com “Roda da Vida” e na Categoria Livre Aberta com “Corpo e Movimento”.

Na dança de Salão Aberta e Infantil os troféus foram para as escolas de Curitibanos.

A cidade de Lages que foi única em algumas categorias, com a EEB São Judas Tadeu, conquistou todos os troféus respectivos.

Os classificados em 1º lugar passam para a Etapa Regional, nos dias 18 e 19 de outubro, em Ita.

A equipe de jurados que avaliou o Dança Catarina foi composta por técnicos da área de dança. O bailarino e coreógrafo Rafael Hoffelder tem entre os destaques de seu currículo, uma passagem pelo Circo de Soleil em Montreal, no Canadá. A professora e coreógrafa Giovana Hostert premiada em vários Festivais inclusive o Festival de Dança de Joinville. O terceiro jurado Jessé da Cruz foi campeão sul-americano em dança 2013/2014 e cursou jazz musical em Nova York.

O evento que é uma promoção do Governo do Estado de Santa Catarina, executado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), foi realizado em Santa Cecília com apoio da Prefeitura Municipal através da Fundação Municipal de Esportes, graças ao empenho da Presidente Andrea Drissen que não mediu esforços para esta realização, lembrando que em outras cidades os responsáveis pela organização são as escolas.

Sobre o Dança Catarina

O Festival Escolar Dança Catarina é uma promoção do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com apoio da Secretaria Estadual de Educação, das Secretarias de Desenvolvimento Regionais e das prefeituras. Em 2014, o Festival completa 15 anos de muitas conquistas, consolidando-se no país como o maior evento de Dança Escolar.

Percorrendo todo o Estado, o festival fomenta a Dança e proporciona um verdadeiro espetáculo de arte, cultura e dança. Anualmente, durante aproximadamente 70 dias, o Dança Catarina percorre mais de 12 mil quilômetros levando cultura, dança e educação as 36 Regionais do Estado. Mais de 10 mil alunos da rede pública estadual participam do evento. Neste período cerca de 700 professores coreógrafos